CONSUMO CONSCIENTE E MODA SUSTENTÁVEL: VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA?

by - junho 14, 2019


Não é nenhuma novidade que o planeta vem sofrendo com o excesso e o desperdício desenfreado que é lançado todos os dias ao meio ambiente. A questão vem se tornando algo cada vez mais discutido na indústria da moda e na cultura do consumo, afinal grande parte dos acúmulos são gerados pelos dois lados. A partir desses fatores surgem alternativas para engajar os consumidores a uma atitude mais consciente e sustentável.

Também conhecida como eco-fashion, a moda sustentável está ligada a forma como os produtos são produzidos, minimizando os impactos ambientais e utilizando, por exemplo, materiais como o algodão, que além de ser reciclável é biodegradável. Outra medida é reduzir o uso de energia, água e produtos químicos na produção têxtil. Marcas como a da britânica Stella McCartney e da brasileira Fabiana Milazzo são provas de como o luxo e a sustentabilidade podem andar juntos. Enquanto uma não utiliza peles e couro em seus modelos, a outra já criou peças com tecidos fabricados com 70% de resíduos de algodão e 30% de garrafas PET e se tornou a vencedora do prêmio nacional Design Sustentável ECOPET. 
Outra forma de produção que vale o questionamento é a condição que muitas lojas conhecidas como fast fashion (moda rápida) impõe aos seus empregados. Com a sua fabricação concentrada em grande parte de países com economia subdesenvolvida, o cenário é de mão de obra barata, onde o salário chega a 2 dólares por dia e a fiscalização é zero. O documentário francês “The True Cost” é uma obra que aborda o desabamento do Rana Plaza, prédio que abrigava uma fábrica têxtil em Bangladesh, onde eram fabricadas as roupas da gingante britânica Primark entre outras marcas ocidentais.
O consumidor consciente é aquele que se preocupa com os materiais usados na fabricação das peças que quer adquirir. Além disso, evita descartar as roupas de forma irresponsável, procurando doar o que não se usa mais ou utilizando outras ferramentas como o aluguel em sites de roupas e a venda para brechós. Neste último caso, é o que tornou um sonho em trabalhar com moda em algo rentável para a comerciante Verônica Damazio, dona do brechó VVCloset, em São Gonçalo. 
“Eu era uma consumista compulsiva e com a crise no país comecei a fazer bazares entre as minhas amigas para levantar uma grana extra. E aí depois da primeira edição eu vi que era uma coisa que eu gostava de fazer e que me deixava feliz. Era quase que uma terapia.”
Depois de algumas edições, Verônica começou a se interessar sobre o consumo inteligente que hoje é o lema do seu negócio. 
 “O meu consumo é inteligente porque você vai comprar uma peça e poder montar vários look’s com ela, além de pagar por um valor  muito abaixo do mercado. As pessoas estão começando a perceber que elas não precisam comprar 10 roupas para montar um look. Quando as clientes chegam eu falo para elas levarem somente aquilo que realmente gostaram, porque senão elas não vão usar. Eu quero que as pessoas consumam menos e usem mais aquilo que já tem.”
O importante é, além de estar ligada nas tendências, ficar atenta ao que se consome. Vamos continuar abordando esse assunto aqui no Fashion Talk para que possamos nos conscientizar cada vez mais. 


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